A Biblioteca Municipal Simões de Almeida (tio), em Figueiró do Vinhos, recebeu a 6 de Outubro o certificado de Biblioteca Associada da UNESCO.
Em Portugal, são também associadas da UNESCO as bibliotecas de Alcochete, Beja, Guimarães, Olhão, Porto e Torres Novas, integrando uma rede que, no mundo inteiro, possui mais de 500 membros.
O principal objectivo desta rede é encorajar as bibliotecas a desenvolver actividades nos domínios da UNESCO, como a promoção dos direitos humanos e da paz, o diálogo cultural, a protecção do ambiente ou a luta contra o analfabetismo.
Neste âmbito, na Biblioteca Municipal Simões de Almeida (tio) encontra-se a decorrer, até 25 de Outubro, um ciclo de palestras dedicadas às grandes religiões, intitulado «Encontro de Religiões, Encontro de Culturas. Esta iniciativa pretende motivar a comunidade em geral para uma grande reflexão em torno das questões religiosas, espirituais e éticas. Pretende-se também promover o debate em torno da multiculturalidade, sensibilizando as pessoas para o diálogo interreligioso como forma de conhecer outras culturas e combater a intolerância religiosa.
A este ciclo de palestras estarão também associadas uma exposição de cartazes sobre a UNESCO e uma mostra de documentos alusivos ao tema.
Visite a página da UNAL - UNESCO Network of Associated Libraries.
2011-09-15